A VIRADA DA ITAMBÉ

Uma das maiores crises de marca no Brasil

Cliente:

Itambé

Produto:

Itambézinho

Serviços:

Gestão de Crise, Relações com as Mídias
e Marketing de conteúdo

"Como a Itambé superou a crise do achocolatado envenenado"

— Meio & Mensagem

CENÁRIO

A morte de uma criança de 2 anos após o consumo de um achocolatado Itambezinho gerou uma crise generalizada na empresa. Alegaram que o leite estava contaminado, e isso fez a ANVISA suspender a comercialização nacional do lote em questão e colocar em xeque a reputação da Itambé.

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ESTRATÉGIA

A Itambé nunca teve problemas de qualidade desse perfil. Por isso, decidimos utilizar este histórico de credibilidade da empresa para gerar informações alinhadas às ações dos órgãos oficiais envolvidos - Polícia Militar e Anvisa. A imprensa foi nossa maior aliada para disseminar comunicados e desacreditar os boatos que surgiram, via WhatsApp, e que já estavam ganhando espaço em outras redes sociais, como Facebook e comunidades de mães.

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Em paralelo ao processo de recall, recomendamos que a Itambé encomendasse testes do lote do produto sob suspeita em diversos laboratórios independentes e enviasse as contraprovas aos órgãos responsáveis, já que as análises oficiais levariam muito tempo até o resultado final. Os testes comprovaram que o produto não tinha qualquer alteração e estava ideal para o consumo. Tudo foi informado abertamente à imprensa e por meio dos canais próprios da empresa.

RESULTADOS

1016 MATÉRIAS

em 5 dias

80%

delas isentas, sem acusar a Itambé pelo ocorrido.

Posicionamento publicado em praticamente todas as matérias


Uma pesquisa realizada pela marca mostrou que 90% das pessoas impactadas pela história souberam do desfecho real- que a morte da criança fora causada pelo envenenamento criminoso do produto, conforme conclusão da Polícia -, principalmente pela imprensa.

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